Rotina do Centro Histórico é mudada com chegada de navio e causa polêmica
As mudanças no trânsito implementadas hoje pela Prefeitura de Ilhéus, em trechos da avenida Soares Lopes, rua Antônio Lavigne de Lemos, Largo da Catedral, dentre outras importantes artérias do Centro Histórico, foram criticadas por muitos ilheenses pelo fato de não terem sido debatidas com os moradores da artérias e nem comunicadas com antecedência à população
A maior parte destes trechos foi bloqueada para o tráfego de veículos para dar conforto aos turistas que chegaram no Transatlântico atracado no Porto de Malhado, o segundo da temporada deste verão. Como resultado prático disso, o trecho da avenida Soares Lopes, entre a praça Rui Barbosa e a Catedral, passou a ser mão dupla, causando uma série de congestionamentos na artéria e, naturalmente, reclamações da população.
A medida contou com um reforço de agentes de trânsito e, de acordo com o secretário de Turismo e Esporte, Alcides Kruschewsky foi com o objetivo de dar mais conforto ao visitante. Ele destacou que são mudanças que ainda estão sendo analisadas e que, por certo, passarão por correções ao longo da temporada. Alcides visitou as situações de rua ao lado de técnicos. O JBO não conseguiu falar com o comando da Superintendência de Transito para saber o porquê de a população não ter sido comunicada com antecedência sobre as mudanças em um dos principais corredores urbanos de Ilhéus.
A medida, por certo, garantiu condições de mais conforto para o turista, que pôde andar em ruas antes movimentadas, sem preocupação. Mas também resultou no aumento de fluxo em apenas a Soares Lopes e a redução no número de vagas para estacionamento na área central de Ilhéus, onde, ja em dias normais, a situação é de grande disputa por espaços. "Acho que a Prefeitura age errado quando suprime vagas, sem aviso, sem preparar a comunidade e não oferece nenhuma alternativa à população", desabafou um internauta nas redes sociais. "Turismo é bem-vindo mas a sociedade precisa ser preservada", completou.
O morador da cidade parte da máxima de que uma cidade só consegue ser boa para o turista quando é boa, também, para os seus próprios moradores.
O outro lado - As medidas adotadas pelos órgãos de segurança, trânsito, serviços urbanos e planejamento do município foram bastante elogiadas por turistas e moradores, segundo a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Comunicação Social.